sábado, 6 de março de 2010

Planta nativa do semi-árido possui ação antimicrobiana


por Jucilene Mendes e Elenilda Dias

Um projeto coordenado pela professora Drª Cynthia Cavalcanti, do curso de Ciências Biológicas da UERN, com o apoio das alunas Maria Jocileide e Marciana Bizerra, estudou o Alecrim da Chapada (Lippia gracilis Schauer), planta do território semi-árido que produz em sua folha um óleo essencial de atividade antimicrobiana. O óleo é extraído das tricomas (células parecidas com pêlos onde o líquido fica armazenado) e pode ser usado na fabricação de medicamentos dermatológicos e de produtos higiênicos, como creme dental e sabonete.

O estudo comprovou que o uso do ácido jasmônico (substância produzida para a defesa natural da planta) aumenta a produção de tricomas. Uma outra pesquisa deve avaliar se mais tricomas produzem mais óleo.

“Produtos derivados do óleo da Lippia ainda não foram desenvolvidos”, conta a coordenadora do projeto. “Mesmo que a indústria manifeste interesse na produção do óleo, o uso desses produtos por humanos ainda depende de uma ampla pesquisa”, completa. Mas isso não minimiza a importância da descoberta do potencial das espécies naturais do semi-árido como uma alternativa para a economia do Estado. No Rio Grande do Norte o arbusto é encontrado na cidade de Felipe Guerra.

Fotos Elenilda Dias

0 comentários:

Postar um comentário