terça-feira, 9 de março de 2010

Aquecimento Global: Mudanças no clima podem ser de responsabilidade humana

por Stênio Urbano

Aumento global da temperatura, aumento da umidade atmosférica e da precipitação; mudanças nos padrões de chuvas em regiões tropicais e nos pólos; aceleração do derretimento do gelo no Ártico e o aumento da salinidade do Oceano Atlântico.

Essas são algumas causas do aquecimento global, segundo o estudo do Wiley Interdisciplinary Reviews Climate Change Journal. Também, segundo os pesquisadores, esses fenômenos vêem ocorrendo principalmente pela ação do homem. Em 2007, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), concluía que o homem é o principal agente causador das modificações no clima do planeta.

O que os pesquisadores do clima divergem é sobre a influência direta do homem. Pesquisador mossoroense Robson Porto, afirma que se deve ter cautela ao fazer afirmações como essas “a natureza também está em constante ciclo de transformações, foi assim na era glacial, e outros períodos de mudanças climáticas, tudo deve ser estudado com cautela’. De acordo com Porto, há vários estudos que analisam em detalhes as diversas disciplinas que mostram como o sistema climático está mudando.

2 comentários:

Edvania Soares disse...

Vamos ao realismo. Não pode ser... é! E se não fizermos nada, no futuro nada teremos.

Edvania Soares disse...

Confiram o :
http://www.greenpeace.org/raw/content/brasil/documentos/clima/greenpeacebr_070403_clima_relatorio_IPCC_avaliacao_mudancas_climaticas_port_v1.pdf

Postar um comentário