segunda-feira, 8 de março de 2010

Arborização e catalogação de plantas na UERN

por Raylane Ferreira

Quem estuda, trabalha ou anda pela UERN, já reparou que há, em algumas árvores do Campus Central, numeração, nome científico e popular da espécie. Alunos de Biologia, Geografia e Gestão Ambiental da UERN, orientados pelo prof. Ramiro Gustavo e o técnico Ivanaldo Xavier, executam o Projeto de arborização e catalogação de plantas. O mesmo visa aumentar o número de árvores na UERN, identificando-as e acompanhando o desenvolvimento das mesmas.

No início da pesquisa registrou-se 123 árvores em toda universidade. Depois plantaram mais 559 mudas. Privilegiou-se espécies nativas como oiteiras e carnaúbas, por serem mais resistentes.

Segundo o técnico Ivanaldo, poluição sonora, clima e estacionamento melhoraram após as plantações. Na catalogação, alunos praticam o que aprendem em sala. O projeto tem ainda uma ação de longo prazo: criar novos acessos a UERN e mais estacionamentos com sombra.

A falta de verba inviabiliza essa etapa do projeto.

1 comentários:

thomas grande disse...

Muito bom o texto,e o projeto mto interessante,e , se relamente aplicado é de grande valia para o bem-estar dos estudantes do campus.

Postar um comentário